Unicórnios brasileiras transformando-se em patinhos feios?

Notícias

Faculdade Fastech Notícias Unicórnios brasileiras transformando-se em patinhos feios?
Diminuir texto Aumentar texto

Unicórnios brasileiras transformando-se em patinhos feios?

A Faculdade Fastech, traz os mais novos cursos de technologia, com a mais alta qualidade de ensino! Venha conhecer nossos cursos e nosso ambiente
Postado em 06/06/2022
Unicórnios brasileiras transformando-se em patinhos feios?

Uma notícia nada favorável atingiu o mundo encantado das Startups Unicórnios detentoras de elevados aportes financeiros, e gerou certo frisson em gigantes como a Netflix, Nubank e UBER.

Embora muito adeptas a mudanças, estas empresas terão que se colocarem a prova mais uma vez, trazendo soluções e melhorias com muita eficiência e agilidade. Aquelas máximas disseminadas nesse meio como: “crescer a todo o custo”, “lucro não importa” ou “o valor futuro da empresa é o que importa”, estão dando lugar ao prisma capitalista do lucro, e já pesa na decisão de novos investimentos no mundo do Venture Capital.

E os apontamentos de aceleradoras como Y Combinator e Sequoia indicam a necessidade de tais empresas tornarem-se mais enxutas e rentáveis em curto prazo, tendo como principal objetivo, despontarem-se como atrativas para novos aportes financeiros.

E esta reviravolta no Venture Capital também atropelou Startups brasileiras como o Quinto Andar, Facily, Creditas e Loft. Ambas terão que melhorar sua eficiência, cortando pessoal e melhorando processos internos, sempre pensando na manutenção do negócio.

O que sempre diferenciaram estas empresas foi a capacidade de inovar e a de perceber um problema generalista como uma solução transformadora, entretanto, o que antes poderia ser desenvolvido com grandes somas de capital, agora, firma-se na escassez de recursos, e exige a reestruturação com base em um plano realista que elimine gastos desnecessários ou investimentos em volumosas equipes, dando ênfase na projeção de lucros.

Estariam então as Startups Unicórnios transformando-se em Patinhos feios? Obviamente que não! Todavia, terão que fortalecer o seu “core” para sobreviverem a dias cruéis.

 

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Gostaria de conhecer um pouco mais sobre a Fastech? Clique aqui!

Por Isaac S. Bertolini

 


Receba atualizações da Faculdade Fastech
E a cada atualização do Faculdade Fastech, você receberá uma notificação em seu Email. (Verifique o lixo eletrônico também)